Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um Programa de qualificação Stricto sensu composto por dois cursos: mestrado e doutorado, ambos na modalidade acadêmica. O PPGZ foi criado em 2013 pela Resolução Consuni CONSUNI/UFG nº. 01, de 01 de fevereiro de 2013, sendo credenciado na Área de Avaliação de Zootecnia e Recursos Pesqueiros e recomendado pela CAPES com conceito 4. 

O objetivo geral do PPGZ consiste em promover a qualificação de recursos humanos de excelência para atuar na construção de saberes e práticas no campo da Zootecnia, produzindo, inovando, conservando e disseminando conhecimentos na área de produção animal. Já os objetivos específicos com o programa consistem em: 1) formar recursos humanos com competência qualificada para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão voltados para os sistemas de criação e produção animal; e, 2) gerar conhecimento, tecnologias e inovações adaptadas à criação e produção animal, com ênfase às condições do bioma cerrado.

As linhas de pesquisa que sustentam a área de concentração são:

LP-1: Nutrição e Produção Animal: Gerar conhecimento e tecnologias adaptadas sobre a nutrição e produção animal em todos os ramos e aspectos da criação animal de interesse econômico, sejam eles monogastricos ou ruminantes, com ênfase para as condições de produção no bioma cerrado.

LP-2: Melhoramento e Reprodução Animal: Promover o aperfeiçoamento das raças e composições genéticas, conforme a espécie, para se obter produtos de mérito genético adaptados às condições tropicais e com alta eficiência produtiva, bem como gerar conhecimento e disponibilizar biotecnologias para tornar a eficiência reprodutiva uma estratégia aliada do progresso genético dos rebanhos em busca da produtividade animal.

 LP-3: Forragicultura e Pastagens: Compreender e disponibilizar conhecimento sobre a dinâmica dos modelos de produção, manejo, conservação e uso das forragens para atender os diferentes sistemas de criação animal, especialmente em condições de solo de cerrado.


Página Alternativa


Coordenação do Programa

  • - HELOISA HELENA DE CARVALHO MELLO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppgz.evz@ufg.br

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app2.ufg.br.srv2inst1 27/04/2024 19:01