Linhas Pesquisa :
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› Cultura, Linguagens e Ensino de História |
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História- A proposta desta linha é pensar como a realidade histórica é dada a ler nos processos
educativos. Propomos observar a realidade do ensino de história e de humanidades por meio
dos indícios presentes nos mais variados suportes documentais e testemunhos, com base
em suas representações (discursivas e imagéticas) pelas quais os indivíduos, conforme suas
sensibilidades, identidades de gênero e de geração expressam a si e ao mundo, por meio de
códigos construídos socialmente. Propomos pensar os processos de ensino-aprendizagem
como constituintes de um imaginário cuja construção coletiva abrange todo o campo das
linguagens e das experiências humanas. Objetivamos compreender os discursos que
sustentam o ensino, suas historicidades, suas práticas cotidianas, suas políticas institucionais
e os modos como são apropriados pelos sujeitos que transmutam este saber em novas
práticas e representações. Visamos à formação de um professor pesquisador que
intervenha de forma transformadora na realidade
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› História, Sociedade e Práticas Educativas |
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História- O objetivo desta linha é instrumentalizar professores para refletirem sobre os espaços
ocupados pelas práticas educativas formais e informais nas disputas colocadas no contexto
de diferentes dinâmicas de funcionamento da sociedade em diversos espaços e
temporalidades, a partir de uma perspectiva que considere múltiplas dimensões da existência
social, tais como: de classe, de gênero, étnicas e religiosas, lidando com os diferentes tipos
de registros da memória social e partindo de um pressuposto que pensa as relações
constituintes desta dinâmica como relações políticas. Refletir sobre como a educação
participa nas disputas estabelecidas nas relações diárias de luta pela sobrevivência, nas
lutas acerca de valores e costumes, nas diferentes formas de organização dos vários setores
sociais e também nas formas de organização do estado, desvelando problemas e projetos
intrínsecos aos modos de educar.
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