Área de Concentração
Doutorado
Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais
Linhas Pesquisa :
› Métodos Teórico-computacionais em Ciência de Materiais
Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais- Esta linha de pesquisa abriga as pesquisas de caráter teórico e computacional desenvolvidas no Programa, englobando as atividades propostas para os eixos articuladores Métodos Matemáticos em Ciência de Materiais e Métodos Computacionais em Ciência de Materiais, delineados na Área de Concentração do Programa, organizando e desenvolvendo pesquisa em Ciência de Materiais tanto do ponto de vista teórico quanto numérico. Suas atividades estão relacionadas ao desenvolvimento e à aplicação de métodos analíticos e computacionais para a descrição, modelagem e simulação de materiais, visando o estudo de novas Materiais e a compreensão de sua estrutura e propriedades. De maneira geral, os modelos teóricos usados para a descrição de materiais podem ser organizado em três níveis, relacionados à ordem de escala no problema de interesse: microscópico, mesoscópico e macroscópico. Em cada uma dessas situações, o desafio da Linha é descrever, reproduzir, explicar e predizer fenômenos, a partir de um conjunto apropriado de equações de movimento, condições de equilíbrio ou algum outro princípio fundamental das ciências exatas.
› Caracterização e Desenvolvimento de Moléculas e Materiais
Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais- A proposta desta linha de pesquisa é o desenvolvimento e a aplicação métodos de preparação, caracterização e modificação de moléculas e materiais, em diversas escalas (nanoscópica, mesoscópica e macroscópica). Neste aspecto, o estudo da relação entre composição, estrutura e propriedade e de moléculas e materiais avançados é executado visando entender, prever e controlar suas propriedades e tendo em vista aplicações tecnológicas. Para tanto, a linha organiza pesquisadores de áreas como Química, Bioquímica, Física e Ciências dos Materiais, detendo expertise em diversos métodos experimentais empregados nas Ciências Exatas, incluindo processos e técnicas de síntese, processamento e caracterização estrutural de moléculas e materiais, com o objetivo de investigar suas de propriedades básicas e funcionais. A aplicação e desenvolvimento de modernas técnicas de medida e a interpretação de resultados experimentais obtidos pelo uso de instrumentação científica adequada, são assim o eixo diretor desta linha de pesquisa, que visa promover uma ligação eficaz e definitiva entre os processos integrantes do desenvolvimento de moléculas e novos materiais, bem como de suas potenciais de aplicações tecnológicas. Em seu contexto a linha também permite uma salutar experiência multidisciplinar, dentro do que propõem os Documentos da área de Materiais, tanto em seus aspectos fundamentais (desenvolvimento de técnicas experimentais) quanto nas aplicações tecnológicas decorrentes do emprego de novos materiais a diversas áreas. Neste aspecto, vale destacar a existência de alguns projetos nesta linha ligados ao desenvolvimento e caracterização de Biomoléculas e de sintéticos bioativos.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app1.ufg.br.srv1inst1 07/05/2024 03:28