Área de Concentração
Mestrado
Saúde e Produção Animal
Linhas Pesquisa :
› Morfofisiologia, Clínica e Cirurgia Animal
Saúde e Produção Animal-
› Nutrição, Produção e Reprodução Animal
Saúde e Produção Animal-
› Biotecnologia, Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças nos Animais
Saúde e Produção Animal-
› Saúde Humana, Animal e Ambiental
Saúde e Produção Animal- A linha de pesquisa Saúde Animal, Humana e Ambiental agrega o conceito de Saúde Única, quando se considera as três áreas de forma indissociável, ou ainda a ação poderá apresentar um foco em uma área específica. O conceito de saúde animal abrange doenças animais e a interação entre bem-estar e saúde animal, bem como a saúde humana e segurança alimentar. Entende-se que os profissionais que atuam nessa área devem buscar a preservação da saúde dos animais e a prevenção de doenças, auxiliando e aprimorando a proteção da saúde pública, o meio ambiente e a economia do país. Além disso, as crescentes possibilidades de diagnósticos de enfermidades na Medicina Veterinária, somadas à emergência de doenças, tornam crucial uma visão apurada da saúde animal. Pode-se ainda agregar ao conceito de Saúde Animal qualquer estudo científico sobre clínica, cirurgia e anestesiologia veterinária; pesquisa de agente etiológico seja ele viral, bacteriano, fúngico ou parasitário; epidemiologia e prevenção de enfermidades de interesse zootécnico e de saúde pública; microrganismos zoonóticos; protocolos de tratamento; processos, produtos e procedimentos terapêuticos; terapêutica em experimentação animal, toxicologia. A linha de pesquisa também foi proposta para ações com enfoque colaborativo intersetorial na prevenção, detecção e controle de enfermidades endêmicas e epidêmicas dos humanos e dos animais. Abrange o conceito de saúde única onde se enquadram os projetos de pesquisa voltados para o estudo principalmente das zoonoses e sua relação com o ambiente de comunidades animais e humanas.
› Biotecnologias Aplicadas à Biociência e Produção Animal Sustentável
Saúde e Produção Animal- A linha de pesquisa em Biotecnologias Aplicadas à Biociência e Produção Animal Sustentável, foi pensada a partir da análise das pesquisas realizadas pelos docentes vinculados ao PPGBA. Evidenciou-se a utilização de ferramentas de Biotecnologias e Biologia Molecular visando o estudo de produtos bioativos, de técnicas aplicadas à reprodução, morfologia, fisiologia, bioquímica, patologia, parasitologia, genética e epigenética de interesse na Biociência Animal. Abrange as pesquisas de produtos naturais vegetais ou microbianos com atividade biológica, bem como a possibilidade de sua utilização na biociência e produção animal. A proposta da linha incluiu a Produção Animal Sustentável, na observância de ações de alternativas alimentares para ruminantes e não-ruminantes. Também poderão ser incluídas ações para melhoria, de forma sustentável, nutrição animal (estudo de forragens e valor nutricional, por exemplo), do melhoramento genético, seleção e cruzamentos; dos sistemas de produção (intensivo, semi-intensivo, extensivo) e dos produtos de origem animal.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app3.ufg.br.srv3inst1 29/04/2024 17:19