Área de Concentração
Mestrado
Desenvolvimento de Processos
Linhas Pesquisa :
› Termodinâmica Aplicada
Desenvolvimento de Processos-
› Sistemas Particulados
Desenvolvimento de Processos- A linha de pesquisa Sistemas Particulados engloba estudos e desenvolvimentos de sistemas de controle de emissão de partículas ao meio ambiente relacionados a diversos equipamentos da indústria química, tais como ciclones, hidrociclones, sedimentadores, filtros, secadores sob diversas configurações, leito de jorro, leito fluidizado, lavadores de gás, dentre outros. Esta linha de pesquisa também engloba o estudo teórico e experimental do comportamento dinâmico de fluidos e sólidos, bem como dos fenômenos associados de transferência de calor e massa em diversos equipamentos e processos de separação.
› Otimização de Processos
Desenvolvimento de Processos- A linha de pesquisa de otimização de processos visa integrar o trabalho de desenvolvimento dos diferentes processos com os parâmetros ótimos de operação para desenvolver os produtos e possíveis patentes.
› Gestão, Controle e Preservação Ambiental
Desenvolvimento de Processos- Nesta linha de pesquisa serão abordados os problemas ambientais por crescerem a cada dia com o desenvolvimento industrial. Serão utilizadas as ferramentas de gestão, controle e prevenção a favor do desenvolvimento sustentável, visando melhorar a qualidade ambiental. A abordagem será realizada sob o ponto de vista técnico aos diferentes problemas ambientais derivados das atividades industriais, e propõe a adoção de soluções e boas práticas, sempre tendo em conta os fatores econômicos e sociais. Nesta linha de pesquisa pretende-se investir em estudos que contribuam para o avanço do conhecimento e gerem inovações na área.
› Processos Químicos e Biotecnológicos
Desenvolvimento de Processos- Os processos químicos e biotecnológicos são uma alternativa para atender a demanda por técnicas que utilizam matérias-primas renováveis e de baixo custo para a produção de moléculas e biomoléculas de interesse comercial além de proporcionar o desenvolvimento de produtos competitivos, ambientalmente corretos e alternativos aos obtidos por processos convencionais, atendendo a diferentes demandas de aplicação. Os estudos nesta linha de pesquisa buscam compreender a produção, extração, purificação, caracterização e avaliação de moléculas e biomoléculas, bem como sua aplicação industrial.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app3.ufg.br.srv3inst1 28/04/2024 19:20