Área de Concentração
Mestrado
Química
Linhas Pesquisa :
› Meio Ambiente
Química-
› Química de Materiais
Química- Tem por objetivo o estudo das ciências dos materiais, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais com aplicações tecnológicas. A pesquisa em materiais tem um caráter enterdisciplinar, abrangendo os mais diversos campos do conhecimento das engenharias e das ciências básicas. A demanda por novos materiais que possuam melhor desempenho, que reduzam custos ou possibilitem aperfeiçoar/desenvolver tecnologias é crescente e, para tanto, o domínio de processos e técnicas de fabricação, a caracterização estrutural e a investigação de propriedades são tópicos essenciais.
› Química do Meio Ambiente
Química- Alinha de pesquisa em Produtos Naturais tem como linhas gerais o estudo químico de plantas e fungos, avaliação de atividades biológicas de extratos, frações e compostos purificados a partir desses, além de derivados sintéticos visando potencializar atividades biológicas observadas. A área de coleta de material vegetal é o cerrado, com grande direcionamento dos trabalhos para o controle de pragas, desenvolvimento de fitofármacos e elucidação estrutural de compostos de origem natural. Em Ecologia Química e química do Meio Ambiente desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação de poluentes em ar, água, solo e outras matrizes de interesse (produtos naturais, plantas alimentícias e medicinais do cerrado, etc.). Incluem-se também o desenvolvimento de tecnologias limpas voltadas à preservação dos recursos naturais, seja por meio da detecção e/ou degradação de poluentes orgânicos/inorgânicos líquidos por meio de métodos eletroquímicos/eletroanalíticos, por métodos físico-químicos de adsorção em produtos naturais da região bem como estudos focando o ensino de ciências, tecnologia, sociedade e ambiente, buscando contemplar a Química Verde no Ensino de Química.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app2.ufg.br.srv2inst1 29/04/2024 16:46