Ana Alonso é dançarina, professora, produtora e pesquisadora, com ênfase na dança contemporânea e improvisação. Formada em DanceAbility (2011). Desde 2009 dedica-se à Improvisação por Contato. Criou e coordenou desde então o projeto Entrando em Contato e entre 2009 e 2019, o Festival Transformando pela Prática. Integrou o PlanoB coletivo de experimentações em movimento (2011 2017). Promove eventos, participa como dançarina e professora em Jams, festivais e outras ações de Contato Improvisação, Improvisação e Composição no Brasil e na América Latina. Participa da cocriação do ET Espaço Transformando. Investiga relações entre Água e dança desde 2013, desenvolvendo uma proposta performativa chamada Visita ao Mar (desde 2016) que derivou num convite à investigação coletiva, o 'Mar Aberto' (2019). Pesquisadora das relações dança e polítca, é mestra pelo Programa de Pós graduação em Educação UFSC (2012) e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Teatro UDESC (2019). Atualmente trabalha na Licenciatura em Dança da UFG. E-mail: ana_alonso@ufg.br
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
2015 - 2019 Doutorado em Teatro (Conceito CAPES 5). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Título: COMPARTILHAR E DESAPARECER NO CONTATO IMPROVISAÇÃO: POR EXPERIENCIAS POÉTICAS E ÉTICAS QUESTIONADORAS DA ARTE, Ano de obtenção: 2020. Orientador: Fátima Costa de Lima. Coorientador: Sandra Meyer Nunes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes 2010 - 2012 Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Contato Improvisação: a experiencia de conhecer e a presença do outro na dança,Ano de Obtenção: 2012. Orientador: Ida mara freire. Coorientador: Nestor habkost. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação. 2003 - 2004 Especialização em Educação Física Escolar. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Dança e Improvisação: um caminho a ser trilhado com o lúdico. Orientador: Iracema Soares de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 1992 - 1998 Graduação em Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Tão longe, tão perto: Ioga no Ocidente e Oriente. Orientador: Cristine Ker.
2019 - 2019 Andanças Poéticas na Cidade. (Carga horária: 45h). Entrando em Contato, ECO, Brasil. 2018 - 2018 Permeável Corpo Artístico. (Carga horária: 45h). Entrando em Contato, ECO, Brasil. 2017 - 2017 Retoque Festival. (Carga horária: 60h). Casa Corpo, CASA, Brasil. 2017 - 2017 IV Contato Coletivo. (Carga horária: 30h). Coletivo Lugar Comum, CLC, Brasil. 2015 - 2015 Extensão universitária em Festa de Pobre. (Carga horária: 8h). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. 2015 - 2015 II Encontro de Contato Improvisação. (Carga horária: 70h). Coletivo Lugar Comum, CLC, Brasil. 2015 - 2015 Composição em Tempo Real com João Fiadeiro. (Carga horária: 16h). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. 2012 - 2012 Extensão universitária em Tuning Scores: A composição, a comunicação e o sen. (Carga horária: 23h). Instituto Universitario Nacional del Arte, IUNA, Argentina. 2012 - 2012 Extensão universitária em Artes do Movimento. (Carga horária: 120h). Instituto Universitario Nacional del Arte, IUNA, Argentina. 2012 - 2012 Intensivo de Contato Improvisação com Nita Little. (Carga horária: 40h). Secretaria de Cultura de SP, SCSP, Brasil. 2012 - 2012 Dança e Percepção. Instituto Universitario Nacional del Arte, IUNA, Argentina. 2011 - 2011 Seminario de Contato Improvisação com Nancy Stark. (Carga horária: 40h). Contact Quarterly, CQ, Estados Unidos. 2011 - 2011 Certificação de Professores de DanceAbility. (Carga horária: 220h). Fundação DanceAbility Internacional, DAI, Estados Unidos. 2010 - 2010 Extensão universitária em Seminário Internacional de Dança, Performance e Té. (Carga horária: 30h). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 2010 - 2010 Contato Improvisação. Fundação Cultural de Florianópolis Frankilin Cascaes, FCFFC, Brasil. 2010 - 2010 DanceAbility. Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil. 2010 - 2010 Mestrado em Teatro. (Carga horária: 60h). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. 2009 - 2009 Movimento Autentico. (Carga horária: 3h). Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil. 2009 - 2009 Contato Improvisação e Aikidô. (Carga horária: 9h). Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil. 2009 - 2009 Contato Improvisação. (Carga horária: 24h). Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil. 2009 - 2009 Dança Movimento Terapia. (Carga horária: 12h). Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil. 2009 - 2009 SUL em CONTATO. (Carga horária: 216h). Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMCPA, Brasil. 2008 - 2008 Arte da Presença - Técnica de Dança Contemporanea. (Carga horária: 12h). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 2007 - 2007 Extensão universitária em 1° Simposio Nacional Desigualdades, Direitos e Pol. (Carga horária: 30h). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. 2007 - 2007 Diversidade Etnico Racial na Rede Municipal de Ens. (Carga horária: 86h). Secretaria Municipal de Educação de Florianopolis, SMEF, Brasil. 2004 - 2004 Mestrado em Teatro. (Carga horária: 60h). Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Arte e Política Dança Improvisação Arte e Cidade Dança Percepção e Improvisação Corpo Arte e Diversidade