Quando surge a necessidade de criação ou modernização de cursos de graduação, verifica-se que em muitos casos a elaboração é baseada em atributos de satisfação provenientes de apenas alguns grupos de interessados e não de todos, fazendo com que tais cursos sejam bem avaliados em alguns critérios e não em outros. Um desafio para os que estão envolvidos com a criação ou modernização de cursos de graduação é elaborar uma proposta que satisfaça simultaneamente as expectativas de todos os grupos de interessados que trocam valor com o curso, sejam estudantes, professores, mercado de trabalho, comunidade, governo, entre outros. Para tanto, quando surgem as necessidades de criação ou modernização de cursos de graduação, em muitos casos verifica-se que a elaboração do projeto é baseada em alguns aspectos, tais como: burocráticos (como Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs vigentes), organizacionais (como a estrutura que a universidade oferece), relatórios de avaliação (dos avaliadores do Ministério da Educação ou da Comissão Permanente de Avaliação – CPA), e demanda dos estudantes ou sentimento da equipe de professores envolvida (normalmente o Núcleo Docente Estruturante – NDE). Nesse sentido, quando essas demandas ocorrem, tendem a não contemplar os atributos de satisfação de todos interessados, fazendo com que tais cursos sejam bem avaliados em alguns critérios e não em outros. Complementarmente, informações acerca dessas expectativas tipicamente chegam apenas em momentos pontuais, não garantindo um monitoramento contínuo da satisfação dos interessados ao longo dos anos. Assim, este circuito de eventos busca ligar os canais de comunicação com os stakeholders mais importantes para o curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), de forma a estreitar as relações e que todos possam contribuir da construção de um curso de aspecto mais moderno e que possa atender as necessidades e expectativas de todos aqueles que trocam valor com o curso.
O circuito se propõe a desenvolver reuniões e mesas de discuções com os mais diversos stakeholders do curso de Engenharia de Produção: alunos de graduação, alunos do programa de pós-graduação em engenharia de produção, organizações discentes, organizações parceiras, setor público minicipal, estadual e federal, professores do curso, técnicos do curso, goverança da UFG, departamentos UFG parceiros, organizações acreditadoras, organizações profissionais, universidades parceiras e população/sociedade.
Haverão encontros trimestrais para renovação desse diálogo, para que ele possa evoluir em termos de planejamento e execução de melhorias do curso.
As datas já estabelecidas para a primeira versão do Evento Transformatec UFG são 06/12 às 08:30 (com duração de 2-3 horas) com o grupo de professores do curso de Engenharia de Produção, 07/12 às 18:30 com um grupo de empresários ligados a ACIAG (Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia) e 13/12 às 08:00 com os alunos do curso de graduação em engenharia de produção. Novas versões do evento se propõem a evoluir as conversas com estes e a expansão para o diálogo com os outros stakeholders.
A agenda do evento se propõe às seguintes discussões: (1) Apresentação inicial, mostrando conceitos e aspectos relevantes para a melhoria do curso de engenharia de produção; (2) Dinâmicas de discussões sobre necessidades, expectativas e características importantes para o desenvolvimento de profissionais de engenharia capazes de resolver problemas complexos; (3) Link com novas versões do evento, resultados e encaminhamentos para a sequência dos trabalhos.
Professores e Alunos do curso de Engenharia de Produção
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app1.ufg.br.srv1inst1 v4.2.467 21/12/2024 14:42