UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Goiânia, 21 de Janeiro de 2025 ( UFGNet )

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Desenvolvimento de tecnologias sociais para ranqueamento de chamadas públicas para agricultores familiares participantes Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 8
Área Principal: Tecnologia Área do CNPq: Engenharias
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Palmeiras de Goiás - GO
Espaços de Realização: Comunidade de Assentamento de Canudos
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO - PROEC (Programa de Bolsas e de Voluntários de Extensão e Cultura (PROBEC/PROVEC) 2019/2020)
Url da Acão: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4775


Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa federal de compra pública de produtos alimentícios que tem por prioridade a aquisição de produtos provenientes de pequenos produtos rurais. Dado que existem diversos entraves que impedem que agricultores familiares participem destes programas, o objetivo desse projeto é desenvolver uma ferramenta computacional baseada no ranqueamento de chamadas públicas, validá-la e aplica-la no Assentamento de Canudos (Goiás). Para tanto, pretende-se desenvolver um modelo de ranqueamento, utilizando-se de Analise Envoltória de Dados (DEA) e baseando-se em um conjunto de parâmetros que resultam nas melhores decisões. Considerando que a ferramenta computacional é uma tecnologia social, construída de acordo com as necessidades desse público, para que a ferramenta seja de fato efetiva, esta precisa ser simples, fácil de operar, com interface amigável e linguagem acessível aos pequenos agricultores familiares. Por ser uma solução de transformação social genérica construída com a interação com a comunidade, é possível replicar essa ferramenta para outras comunidades de agricultura familiar, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas, visando a participação dessas outras comunidades como fornecedores do PNAE. O uso da ferramenta computacional pode propiciar aumento da renda, melhoria da qualidade de vida, e garantia do exercício da cidadania, entre outros. O que de fato se busca é a maior inclusão produtiva e social de comunidades rurais vulneráveis. Deste modo, em primeira etapa o público alvo será a comunidade do Assentamento Canudos, mas como se trata de um projeto de tecnologia social, ele poderá ser estendido a todas as comunidades que enfrentam os mesmos problemas na participação de programas do PNAE.


Público Alvo

Discentes Bolsitas do Curso, Docentes Participantes do Projeto,



Membros da Equipe

  MEIRE RAMALHO DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador
  MAICO RORIS SEVERINO
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador
  LUISA QUEIROZ BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : Bolsista

  LIE YAMANAKA
Categoria: DOCENTE
Função : Consultor
  ALZIRA RODRIGUES DA COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : Consultor
  HELIO YOCHIHIRO FUCHIGAMI
Categoria: DOCENTE
Função : Consultor

  MARCELO NUNES FONSECA
Categoria: DOCENTE
Função : Consultor
  MAICO RORIS SEVERINO
Categoria: DOCENTE
Função : Consultor
  JULIO CESAR VALANDRO SOARES
Categoria: DOCENTE
Função : Consultor

  FERNANDO ANTONIO FERREIRA BARTHOLO
Categoria: SERVIDOR
Função : Consultor
  MARA RUBIA DA SILVA MIRANDA
Categoria: EXTERNO
Função : Consultor
  MAICO RORIS SEVERINO
Categoria: DOCENTE
Função : Vice-coordenador



Lista de Fotos

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