Encontro coletivo: Apresentação da turma, do professor e do programa de curso.
Ações na escola-campo: Seleção de escolas possíveis para a realização do estágio, a partir dos objetivos da disciplina.
Encontro coletivo: O ensino de literatura: perspectiva histórica e desafios contemporâneos.
Ações na escola-campo: Definição da escola e formalização do estágio
Encontro coletivo: aula inaugural de estágio
Ações na escola-campo: Levantamento de dados sobre a escola: história, perfil, estrutura. Leitura do PPP.
Encontro coletivo: apresentação dos campos por parte dos cursistas
Ações na escola-campo: compreensão e contextualização da turma em que será realizado o estágio (número de alunos, trajetória do professor, histórico da turma, metodologia)
Encontro coletivo: As funções da literatura: leitura dialogada de “O direito à literatura”, de Antonio Candido; A literatura em perigo, de Todorov, e “Sobre algumas funções da literatura”, de Umberto Eco.
Ações na escola: observação de aula de língua portuguesa
Encontro coletivo: Os três momentos do trabalho escolar com a literatura: fruição, discussão e análise.
Encontro coletivo: debate sobre os critérios de escolha de uma obra literária para o trabalho na escola. Estratégias de apresentação do texto literário e seus efeitos no ensino.
Ações na escola: observação de aula de língua portuguesa. Seleção do tema para intervenção na escola
Encontro coletivo: elaboração de atividades e formas de avaliação.
Ações na escola: planejamento da ação de intervenção, com auxílio do professor supervisor.
Encontro coletivo: orientações da intervenção.
Ações na escola: realização da atividade de intervenção.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app4.ufg.br.srv4inst1 v4.2.528 14/07/2025 00:34