Programação do semestre (23/02/2015 - 25/02/2015)
Apresentação das propostas de programa e de cronograma do curso; discussão acerca da metodologia de desenvolvimento das aulas.
   VOCÊ SE JULGA PRECONCEITUOSO/A OU TOLERANTE?   
Programação do semestre (25/02/2015 - 25/02/2015)
Oficina de leitura de texto teórico (02/03/2015 - 04/03/2015)
Linguagem e visão de mundo: Humanidade, Subjetividade e Cidadania Culturas oralizadas, visuais, surdas e escritas Linguagem e poder na construção da realidade Texto indicado: TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano (cap. 7 - Cognição cultural). São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Oficina de leitura de texto teórico (04/03/2015 - 04/03/2015)
Aula Inaugural da Pós-Graduação (09/03/2015 - 09/03/2015)
Políticas Linguísticas e Ensino de Português ao Redor do Mundo. Tema de grande relevância para a disciplina. Das 8h às 9h: debate sobre o campo de estudos da Política Linguística. Texto indicado: CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007.
Políticas Linguísticas, Planejamento Educacional e Socialização das Minorias (11/03/2015 - 23/03/2015)

2.1 Políticas de Letramento Intercultural Bilíngue e inclusão educacional Políticas brasileiras de inclusão social do surdo Políticas brasileiras de inclusão escolar do surdo A inclusão social do surdo por meio da educação Texto indicado: PINTO, Veridiane. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: percepções de professores sobre adaptação curricular em escolas inclusivas. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 2011.

      
Inicia em 11/03/2015 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2015 às 23h 59
      
Inicia em 18/03/2015 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2015 às 23h 59
Colóquio da Faculdade de Letras (25/03/2015 - 25/03/2015)
Concepções de Linguagem: revendo conceitos mudando paradigmas (30/03/2015 - 13/04/2015)

Línguas oralizadas Línguas escritas Línguas de sinais Oralidade e escrita Textos indicados: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. GÓES, M. C. R. Linguagem, Surdez e Educação. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999. KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985. KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2ª ed. São Paulo: Ática: 1987. KARNOPP, L. B.; PEREIRA, M. C. C. Concepções de leitura e de escrita e educação de surdos. In LODI, A.C.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. (Org.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre, RS: Mediação, 2004, 33-38. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1992.

      
Inicia em 31/03/2015 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2015 às 8h 0
Não Haverá Aula (20/04/2015)

Recesso acadêmico por determinação, sob portaria, da gestão superior.

Aquisição de linguagem (22/04/2015 - 27/04/2015)

Teorias de aquisição da linguagem Concepções de aquisição da linguagem Aquisição de línguas de sinais (Libras) Aquisição/Aprendizagem da escrita alfabética pelo surdo Textos indicados: QUADROS, R. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. CABRAL, L. S. Semelhanças e diferenças entre aquisição das primeiras línguas e aquisição sistemática das segundas línguas. In: BOHN, H.; VANDRTESESN, P. (Org.). Tópicos de Linguística Aplicada. Florianópolis: EDUFSC, 1988. FERNANDES, E. Problemas linguísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990. SACKS, O. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990. SCARPA, E. M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES. Introdução a Linguística: domínios e fronteiras. V. 2, são Paulo: Cortez, 2001, p 203-232

Não Haverá Aula (27/04/2015)

Semana reservada às atividades da PCC.

Não Haverá Aula (29/04/2015)

Semana reservada às atividades da PCC.

Letramento Intercultural Bilíngue em contexto de práticas linguísticas em línguas de sinais (04/05/2015 - 27/05/2015)
Cultura e Identidade surda Situação Sociolinguística dos Surdos no Brasil A Língua Brasileira de Sinais-Libras A relação entre a Libras e o Português Brasileiro A escrita em português do surdo Letramento escolar do surdo Textos indicados: BOTELHO, P. Linguagem e letramento na Educação dos surdos: Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Ensino de língua portuguesa pra surdos: caminhos para a prática pedagógica. v.1 e 2. Brasília: MEC/SEESP, 2002. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9ª. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. PEREIRA, M. C. da C. (Org.). Leitura, escrita e surdez. Secretaria da Educação, CENP/CAPE. 2ª ed. - São Paulo: FDE, 2009. QUADROS, R. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. SILVA, M. da P. M. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. Ed. Plexus, 2001. FIELD, M. L. Componentes visuais e a compreensão de textos. (tradução Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia). São Paulo: Special Book Services Livraria, 2004 (Portfolio SBS:10). GÓES, M. C. R. Linguagem, Surdez e Educação. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999. KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985. KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2ª ed. São Paulo: Ática: 1987. LODI, A. C. B. et al. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. RENANDYA, W. A.; RICHARDS, J. C. O Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras ? Coleção Portfólio Sbs13: reflexões sobre o ensino de idiomas. São Paulo: Editora SBS, 2006. SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta? Linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VIGOTSKYI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. COMO A LINGAUGEM MODELA O MUNDO. Disponível em: .
      
Inicia em 06/05/2015 às 19h 30 e finaliza em 13/05/2015 às 23h 59
      
Inicia em 12/05/2015 às 0h 0 e finaliza em 19/05/2015 às 23h 59
      
Inicia em 19/05/2015 às 0h 0 e finaliza em 26/05/2015 às 23h 59
Preparação do relatório (01/06/2015 - 24/06/2015)

Finalização do estudo de caso, elaboração do relatório final.

      
Inicia em 14/06/2015 às 0h 0 e finaliza em 29/06/2015 às 8h 0
Finalização da disciplina (29/06/2015 - 01/07/2015)
Apresentação e discussão dos resultados do estudo de campo. Entrega do relatório final.

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app1.ufg.br.srv1inst1 v4.2.467 22/12/2024 10:37