textos de abordagem em inúmeras aulas (11/12/2014 - 11/12/2014)

Unidade 1. A ESCOLA e seus AGENTES no centro de atuação educacional

-          Texto 1: Rockwell, Elsie. A construção social da escola.  Revista brasileira de Pedagogia. Brasília, 66(152): 106-19, jan/abr. 1985

-          Texto II: RIGAL, Luis. A escola crítico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI

 

Unidade 2. Metodologias e didática para o ensino de história: Possibilidades e limites na exploração e utilização do LIVRO DIDÁTICO

-          Texto III: MIRANDA, Sonia Regina. O livro didático hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, vol 24, nº 48, Dez/2004

-          Texto IV: BITTENCOURT, Circe. Livros Didáticos entre Textos e Imagens. IN: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

-          Texto V: SCHIMIDT, M.A. O livro didático e o ensino de história. In: Ensinar História. Pensamento e Ação na sala de aula. 2ªed. São Paulo. Editora Scipione.2009.

-           

-          Apresentar: Introdução/cap 1, 2, 3

-          Texto VI: GATTI, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990)

 

Avaliação (Seminário): Realizar a partir de uma análise temática, um livro didático (a ser escolhido) 

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app4.ufg.br.srv4inst1 v4.2.430 04/07/2024 04:24