Apresentação da disciplina, discussão do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Aula expositiva introdutória à disciplina
Aula expositiva e discussão de texto – Tema: A teoria e a formação do historiador
BARROS, José D. Teoria da História: princípios e conceitos fundamentais. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 2011. Capítulo 1
Continuação da discussão de texto – Tema: A teoria e a formação do historiador
Atividade dirigida - Elaboração de resumo do texto discutido na 2ª e 3ª aulas
Aula expositiva e discussão de texto – Tema: Teoria da História e Filosofia da História
BARROS, José D. Teoria da História: princípios e conceitos fundamentais. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 2011. Capítulo 2
Continuação de discussão de texto – Tema: Teoria da História e Filosofia da História
Atividade dirigida – Elaboração de resumo Tema: Teoria e Fiolosofia da História
Aula expositiva e discussão de texto – Tema: Alguns conceitos fundamentais
BARROS, José D. Teoria da História: princípios e conceitos fundamentais. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 2011 Capítulo 3
Continuação da discussão de texto – Tema: Alguns conceitos fundamentais
Aula expositiva e discussão de texto – Tema: A escrita da História na Grécia –
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da história e as lágrimas de Tucídides In: _______ Sete aulas sobre linguagem, memória e história. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005..
Atividade dirigida elaboração de resumo – Tema: A escrita da História na Grécia –
Aula expositiva – Tema: A escrita da história em Roma
Aula expositiva e discussão de texto – Temas: A história cristã: séculos IV-XI
BOURDÉ, Guy, e MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1987. Capítulos 1
Aula expositiva e discussão de texto – Temas: História secularizada: séculos XII-XV
BOURDÉ, Guy, e MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1987. Capítulo 2
Aula expositiva e discussão de texto – Temas: Renascimento: a aurora de uma nova história
CARIE-JABINET, Marie-Paule. Introdução à historiografia. Bauru/SP: EDUSC, 2003.Capítulo 2
Aula expositiva e discussão de texto – Temas: A história erudita
CARIE-JABINET, Marie-Paule. Introdução à historiografia. Bauru/SP: EDUSC, 2003.Capítulo 4
Atividade - Elaboração de Memorial de formação
Definição - Tipo de escrita de si, uma narrativa descritiva e reflexiva sobre uma trajetória.
Objetivo - Elaborar relações e ligações entre os fatos, vontades, acontecimentos e sonhos. Enfatizando o processo de reflexão sobre as experiências vivenciadas no decorrer do ano de 2014, no que tange à formação acadêmica.
Entrega e discussão do Memorial de Formação.
Encerramento do semestre letivo.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app1.ufg.br.srv1inst1 v4.2.430 04/07/2024 03:40