Presentation

Breve história do curso

O curso de Ciências Econômicas da UFG dava os seus primeiros passos no ano de 2005 por meio de ação visionaria e inspiradora de alguns poucos professores do Departamento de Desenvolvimento Rural da Escola de Agronomia (EA). Após deliberações internas no Departamento, o grupo de professores confeccionou o projeto de curso e o encaminhou ao Diretor da Unidade, Prof. Dr. Edward Madureira Brasil. Prontamente, percebendo a importância do projeto para o progresso econômico e social de Goiás e do Brasil propôs a apreciação e aprovação no Conselho Diretor da Escola de Agronomia. Por conseguinte, o novo curso utilizaria no período noturno as instalações físicas e administrativas da EA, professores de outras Unidades Acadêmicas da UFG, além da contratação de professores utilizando o banco de vagas da EA. Após quatro anos de funcionamento e conforme apontamentos da Direção da EA, o curso passaria a ter as suas definitivas instalações por meio da construção de uma Unidade Acadêmica. Atualmente, o curso de Ciências Econômicas que hoje 4 conta com dois turnos (matutino e noturno) e está lotado na Unidade da FACE, criada em 2009, com a finalidade de abrigar os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 
 
No âmbito regimental o funcionamento do Curso de Ciências Econômicas se deu por meio da resolução CEPEC nº 876/2005 e o reconhecimento pela Portaria MEC/SESu nº 474/2009. Ressalta-se que o curso possui majoritariamente professores com doutorado, ou em fase de doutoramento, dedicando-se exclusivamente aos três pilares da Universidade, isto é, Ensino, Pesquisa e Extensão. No campo da Pós-Graduação, há em funcionamento o Mestrado em Economia Aplicada aprovado na 156ª reunião do Comitê Técnico Científico da CAPES, em dezembro de 2014. Por fim, o curso de Ciências Econômicas da UFG ao longo dos anos primou pela excelência e pela qualidade das suas atividades acadêmicas, com respeito ao pluralismo de ideias, por entender que a formação do economista é estruturada em pilares formados pelas teorias econômicas, pela história econômica e pelos métodos quantitativos. Destarte, o curso de Ciências Econômicas da UFG procurará sempre apresentar e discutir, de forma aprofundada e crítica, os principais paradigmas que constituem a teoria econômica, garantindo aos estudantes uma ampla formação com foco a Teoria Econômica aliada à confrontação empírica, por meio da análise de dados socioeconômicos, e fundamentada na História Econômica.
Program Coordination: EVERTON SOTTO TIBIRICA ROSA

Telefone: No available at this moment

E-mail: EVERTAL@UFG.BR

Título do Profissional: Bacharel CNPQ's Knowledge Area: Ciências Sociais Aplicadas Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Postgraduation Program.
  • 28/02/2024 - 06/03/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 18/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our graduation course
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app2.ufg.br.srv2inst1 28/03/2024 10:26