Apresentação

O curso de Letras: Estudos Literários possibilita uma formação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa teórica, crítica e histórica em Literatura. O curso leva em conta, principalmente, a literatura em língua portuguesa e a cultura brasileira, sem perder de vista literaturas de outras línguas e culturas.

O curso destina-se à formação de profissionais que se ocupem do fato literário, descrevendo e desenvolvendo pensamento sobre as relações entre a literatura e o mundo, considerando-se as formações sociais, a história e a cultura dos povos.

 

 

Pretende-se levar o discente a investigar um fato literário, a identificar um problema e analisá-lo, descrevê-lo ou explicá-lo, fundamentado em pesquisas atualizadas. Para tanto, o discente é apresentado às perspectivas teóricas, críticas e históricas que possibilitam a busca de conhecimento novo e não a reprodução do já sabido. Assim, afirma-se a função da universidade como produtora de conhecimento e como corresponsável pela busca de soluções para as questões sociais do País.

O curso de Letras: Estudos Literários é composto por disciplinas teóricas que dão suporte necessário à área de Letras (disciplinas do Núcleo Comum), bem como por disciplinas específicas para a formação em Literatura (disciplinas do Núcleo Específico Obrigatório), compreendendo o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que resultará em uma monografia a ser apresentada no final do curso.

 

O profissional em Estudos Literários deve buscar compreender a linguagem em suas múltiplas dimensões.  Para isso, o curso de Letras: Estudos Literários forma profissionais que estabeleçam interfaces com a História, a Filosofia, as Ciências Sociais, a Antropologia, as Ciências Políticas, a Geografia, as Ciências da Comunicação, as Artes visuais, cênicas e outras.

Assim, o curso pretende:

  1. Formar profissionais dos Estudos Literários aptos para descrição, crítica e reflexão sobre literatura;
  2. Favorecer a expansão e diversificação de repertório literário;
  3. Promover o conhecimento acadêmico sobre literatura e sobre as práticas e discursos que a envolvem;
  4. Proporcionar a compreensão da literatura como linguagem, prática social, histórica, cultural e relacional;
  5. Promover o desenvolvimento de habilidades de leitura literária;
  6. Promover o conhecimento da Literatura Brasileira em relação recíproca com sua cultura e formação social;
  7. Promover o conhecimento de literaturas lusófonas, com ênfase na Literatura Portuguesa e Africanas, em relação recíproca com suas culturas e formações sociais;
  8. Possibilitar atitudes de pesquisa pela visão crítica de perspectivas teóricas e metodológicas adotadas nas investigações dos Estudos Literários.
Coordenação do Programa: ISRAEL ELIAS TRINDADE

Telefone: Nenhum conteúdo disponível até o momento

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Lingüística, Letras e Artes Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 25/07/2017 - 03/08/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
  • 14/08/2017 · Início do período letivo 2017.2.
  • 25/07/2017 - 03/08/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app4.srv4inst1 21/09/2017 14:28