Apresentação

A Faculdade de Enfermagem tem-se mostrado importante polo de desenvolvimento da Enfermagem no Centro-Oeste, locus para reflexão e, principalmente, fórum de discussões sobre os grandes temas que permeiam o processo saúde-doença, especialmente no nível regional. O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás forma enfermeiros generalistas, críticos e reflexivos com referenciais éticos, humanistas e ecológicos.

Seu Projeto Pedagógico visa a articulação entre o ensino, pesquisa, extensão e assistência, buscando uma formação integral e comprometida com a sociedade e que tenha como eixo as necessidades de saúde apresentadas pelos usuários e identificadas pelo setor saúde. Nesse sentido, busca propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação acadêmica. Os enfermeiros formados por esta instituição deverão ser capazes de diagnosticar, planejar, gerenciar e intervir nos problemas e/ou situações de saúde-doença considerando o perfil epidemiológico nacional e regional e atuando com responsabilidade e compromisso social.

As atividades teóricas e práticas, presentes desde o início do curso, permeiam toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e interdisciplinar. Usando metodologias fundamentadas nos princípios de aprendizagem ativa, estimula o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender, a conhecer, a ser, a fazer, a viver junto, visando desenvolver essas habilidades no contexto da integralidade da atenção, da humanização da assistência, da construção da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. Embora o curso seja organizado em torno de um conjunto de disciplinas, são promovidas atividades integradoras, visando garantir a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Nesse cenário, o professor assume o lugar de mediador no processo de aprendizagem do aluno.

Promover a interação ensino-serviço-pesquisa-extensão também é política da FEN, em conformidade com a política da UFG. Assim, durante sua formação, o aluno tem oportunidade de envolver-se em atividades e projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro período.

O curso tem carga horária total de 4359 horas e a proposta de duração do curso é de 10 (dez) semestres no mínimo e no máximo 16 (dezesseis) semestres. De acordo com o regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFG, os conteúdos do curso são distribuídos em Núcleo Comum (conteúdos comuns para a formação do profissional), Núcleo Específico (conteúdos que darão especificidade à formação do profissional) e Núcleo Livre (conteúdos que objetivam garantir liberdade ao aluno para ampliar sua formação, sendo composto por disciplinas eletivas por ele escolhidas).

O aluno deverá, ainda, realizar Atividades Complementares (conjunto de atividades acadêmicas - pesquisas, conferências, seminários, palestras, eventos científicos, cursos, programas de iniciação científica, atividades de extensão universitária e outras atividades científicas artísticas e culturais), sem vínculo empregatício, desenvolvidas à sua escolha durante o tempo disponível para a integralização curricular, que serão validadas pela Coordenação do Curso.

Coordenação do Programa: KARINA MACHADO SIQUEIRA

Telefone: Nenhum conteúdo disponível até o momento

E-mail: graduacao.fen@ufg.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 28/02/2024 - 06/03/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app2.ufg.br.srv2inst1 29/03/2024 07:09