UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Goiânia, 02 de Janeiro de 2025 ( UFGNet )

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: 6° EDIÇÃO DA MOSTRA DE DIREÇÃO DE ARTE PONTOS DE FUGA: sobre viver-junto, novamente
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 300
Área Principal: Cultura Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS Unidades Envolvidas:
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS / UFG
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Goiânia - GO
Espaços de Realização: LEDA-EMAC/UFG, CCUFG, CINE-UFG
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO - UNIDADE PROPONENTE
Tipo do Evento: MOSTRA Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 10
Url da Acão: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9775

Resumo

A 6° Edição da “Mostra de Direção de Arte: Pontos de Fuga” é uma realização do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA) da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) em parceira com o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), Cine UFG e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Organizado em quatro dias, o evento propõe a retomada presencial da Mostra a partir do tema “sobre viver-junto, novamente” como estratégia de tornar visíveis particularidades do processo de deterioração e aniquilação da capacidade perceptiva do outro. O recorte temático recai sobre a teatralidade testemunhal como vetor do dispositivo cinematográfico voltado à dimensão crítica da imagem que, por sua vez, é para o diretor de arte na atualidade digital da reprodutividade técnica, o mais difundido critério de localização e experimentação capaz de ressaltando o papel do agente cultural em assegurar a liberdade de escuta. Por sua vez, a o cinema como testemunha reorganiza distintos procedimentos artísticos através da justaposição entre corpo e imagem convertidos em palavra encarnada, entre interlocutor e documento. Tais desdobramentos implicam em uma série de desvios na localização da direção de arte e seus agentes, desde os enquadramentos institucionais às redes discursivas do meio ocupado.

Palavras chave: imagem, documento, exposição, dispositivo cinematográfico   


Programação

Metodologia

A organização do evento se dá através de uma curadoria composta por um docente coordenador, discentes e docentes convidados. A equipe curatorial será responsável pela idealização e execução do evento, que corresponde desde a elaboração do recorte teórico, elaboração e execução da programação, design, divulgação, montagem, desmontagem e atualização dos espaços digitais. Em sua sexta edição a “Mostra de Direção de Arte Pontos de Fuga 2022, mantem o formato organizado em três Eixos:

a.    Mostra artística- Mostra de documentário: o cinema como testemunha (CINE UFG) e Ocupação: sobre viver-junto, novamente (CCUFG). A “mostra artística” reunirá trabalhos desenvolvidos no Estado de Goiás desenvolvidos a partir de 2018. Desta forma, o que está em discussão neste eixo expositivo é a arte como prática etnográfica.

b.    Práticas pedagógicas- oficinas (LEDA). O eixo das “práticas pedagógicas”, por sua vez atua como espaço de intercâmbios, partilha dos modos de produção e transmissão de conhecimento no campo do sensível e da prática simbólica através de oficinas e workshops.

c.    Diálogos transversais- mesa temática e debates (CINE UFG, CCUFG). E por sua vez o eixo “diálogos transversais” completa a programação das atividades da Mostra viabilizando ao público em geral um espaço de reflexão e problematização temática da mostra a partir de mesas, palestras e conversas sobre processos e poéticas.

A equipe curatorial, sob orientação do coordenador ficará responsável pela seleção das obras submetidas a partir dos critérios a serem publicados no Edital de chamada.

O Pontos de Fuga é destinado a artistas, estudantes e interessados do Estado de Goiás que desejem participar como ouvintes, expositores ou participantes das oficinas. Serão aceitas propostas de trabalho de toda comunidade do Estado de Goiás. Fica estabelecida a isenção de taxa de inscrição, conforme decisão da comissão.

 

O evento será aberto a todis que se interessarem, contudo, apenas a submissão de inscrição garante certificação. Cada modalidade compreenderá a certificação específica. E prevê a submissão de trabalhos individuais e/ou coletivos:  performance (gravada e/ou presencial); fotografia; filme; experimento gráfico e literário; experimento sonoro. Para cada obra deverá ser preenchida uma ficha de inscrição e um termo de compromisso. A ficha de submissão de trabalhos deverá ser preenchida na plataforma Pontos de Fuga com acesso pelo site https://pontosdefugaufg.wixsite.com/home na aba inscrições no período a ser definido. As propostas serão submetidas à avaliação da Comissão, de acordo com os critérios a serem identificados em edital. E os certificados de participação serão enviados para o e-mail submetido na ficha de inscrição em até 15 dias úteis após o término do evento. E o conteúdo resultante do registro da Mostra ficará disponível nas plataformas digitais e canais do evento.

Cronograma

Data

Atividade Prevista

10/2022

Pré-produção

22/11/2022

Abertura

23/11/2022

Dia 1

24/11/2022

Dia 2

25/11/2022

Dia 3 e encerramento

 


Público Alvo

comunidade local (Goiânia), estadual (Goiás), regional (sudeste), nacional (Brasil) e internacional (américa Latina); discentes; docentes; técnicos UFG



Membros da Equipe

  DALMIR ROGERIO PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador
  PRISCILLA MARCELLE DA SILVA SOUSA
Categoria: SERVIDOR
Função : Participante
  VANESSA CASSIA RODRIGUES SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe

  SIDIANA SOARES SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app2.ufg.br.srv2inst1 v4.2.467 02/01/2025 18:44