UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Goiânia, 21 de Novembro de 2024 ( UFGNet )

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Musicoterapia Psicossocial: práticas críticas, políticas públicas e produção de subjetividade
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 50
Área Principal: Saúde Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS Unidades Envolvidas:
INSTITUTO DE INFORMÁTICA / UFG , ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS / UFG , PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS / UFG
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Goiânia - GO
Goiânia - GO
Espaços de Realização: PRAE, INF e/ou EMAC
CAP (CEBRAV) Rua 134, nº 235
Fonte de Financiamento: SEM FINANCIAMENTO
Url da Acão: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9732


Resumo

O presente projeto se bifurca em dois eixos, para dois públicos e instituições diferentes, a partir de uma mesma ética e referencial teórico - da ética da clínica da atenção psicossocial. O primeiro eixo é chamado “Musicoterapia no Saudavelmente”, no contexto universitário em atendimento pelo Programa Saudavelmente (PRAE), resgatando a Musicoterapia como oferta no programa que fora oferecido anos atrás, sendo objeto de pesquisas e de publicações. A partir da parceria entre Instituto de Informática (INF) e suas demandas por musicoterapia, o curso de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) reforçou seu diálogo com o INF e, por consequência, com o Saudavelmente e propôs este trabalho de modo a ampliá-lo para estudantes de toda a universidade. A oferta de espaços de acolhimento e tratamento musicoterapêutico é voltada para jovens adultos que estejam enfrentando impasses subjetivos moderados ou graves relacionados à vida universitária e/ou as questões sociais e existenciais da vida cotidiana - sintomas psicossomáticos (físicos cuja causa possa ser "psicológica"); sinais emocionais e de humor que aparecem em atos (inibição, introversão, agitação, impulsos, compulsões, dificuldades no pensar e no fazer em geral); sofrimentos decorrentes da desigualdade econômica, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, relacionada à deficiências dentre outras; dúvidas sobre carreira e profissão ou sobre aspectos afetivo-relacionais dentre outras. Pela "transferência de trabalho" com o campo sonoro-musical como modo de expressão de si, serão organizadas ações tanto em grupos de Musicoterapia como em atendimentos individuais em Musicoterapia, de acordo com o perfil do público atendido e da elaboração por parte da equipe executora do projeto. O segundo eixo foi intitulado “Musicoterapia no CAP”, a ser realizado em contexto de atendimento à comunidade externa, no âmbito da Secretaria de Educação do município de Goiânia/GO, na atenção à pessoas com deficiência visual, em especial, ao público infantil que realiza estimulação global e sensorial no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). Nessa prática, serão realizados atendimentos em musicoterapia aplicada ao contexto da estimulação precoce/essencial, sob perspectiva da ética e do campo da "Musicoterapia Psicossocial", no âmbito da promoção e prevenção específica. O projeto como um todo, atuando em duas vertentes - comunidade interna e externa, níveis primário e secundário da atenção em saúde mental, visa proporcionar aos estudantes uma experiência e o diálogo comparativo sobre a clínica ampliada, as especificidades de diferentes públicos e faixas etárias e a aplicação da atenção psicossocial como estratégia válida para qualquer contexto em que a subjetividade peça por escuta qualificada.


Público Alvo

Estudantes da UFG de cursos de graduação e pós-graduação.



Membros da Equipe

  LIVIA MESQUITA DE SOUSA
Categoria: SERVIDOR
Função : Consultor
  GUILHERME MORAIS PINHEIRO DE ARAÚJO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Bolsista
  JHÁRED EMANUELLE RIBEIRO CERQUEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : Bolsista

  ANDRIA JANNE PORTELA ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  RAIMUNDA DELFINO DOS SANTOS AGUIAR
Categoria: SERVIDOR
Função : Participante
  BRUNA BRASIL SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Colaborador

  MAYARA KELLY ALVES RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : Vice-coordenador
  TANYA MARQUES CARDOSO
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador
  RIZIERY SILVA SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe

  THIAGO PIRES DA MOTA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  THAYNARA DA COSTA CARVALHO
Categoria: EXTERNO
Função : Colaborador
  SARAH FERREIRA DUARTE MARTINS
Categoria: DISCENTE
Função : Monitor

  GABRIEL DOS SANTOS BORGES
Categoria: DISCENTE
Função : Monitor
  AMANDA RODRIGUES COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : Monitor
  AMABILLE PAIXÃO BUENO
Categoria: DISCENTE
Função : Bolsista



Ações das quais faz parte

2019 - EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade, Subjetividade e Letramento Digital com Trabalhadoras/és Terceirizadas/os da UFG


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app3.ufg.br.srv3inst1 v4.2.458 21/11/2024 09:24