O presente projeto se bifurca em dois eixos, para dois públicos e instituições diferentes, a partir de uma mesma ética e referencial teórico - da ética da clínica da atenção psicossocial. O primeiro eixo é chamado Musicoterapia no Saudavelmente, no contexto universitário em atendimento pelo Programa Saudavelmente (PRAE), resgatando a Musicoterapia como oferta no programa que fora oferecido anos atrás, sendo objeto de pesquisas e de publicações. A partir da parceria entre Instituto de Informática (INF) e suas demandas por musicoterapia, o curso de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) reforçou seu diálogo com o INF e, por consequência, com o Saudavelmente e propôs este trabalho de modo a ampliá-lo para estudantes de toda a universidade. A oferta de espaços de acolhimento e tratamento musicoterapêutico é voltada para jovens adultos que estejam enfrentando impasses subjetivos moderados ou graves relacionados à vida universitária e/ou as questões sociais e existenciais da vida cotidiana - sintomas psicossomáticos (físicos cuja causa possa ser "psicológica"); sinais emocionais e de humor que aparecem em atos (inibição, introversão, agitação, impulsos, compulsões, dificuldades no pensar e no fazer em geral); sofrimentos decorrentes da desigualdade econômica, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, relacionada à deficiências dentre outras; dúvidas sobre carreira e profissão ou sobre aspectos afetivo-relacionais dentre outras. Pela "transferência de trabalho" com o campo sonoro-musical como modo de expressão de si, serão organizadas ações tanto em grupos de Musicoterapia como em atendimentos individuais em Musicoterapia, de acordo com o perfil do público atendido e da elaboração por parte da equipe executora do projeto. O segundo eixo foi intitulado Musicoterapia no CAP, a ser realizado em contexto de atendimento à comunidade externa, no âmbito da Secretaria de Educação do município de Goiânia/GO, na atenção à pessoas com deficiência visual, em especial, ao público infantil que realiza estimulação global e sensorial no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). Nessa prática, serão realizados atendimentos em musicoterapia aplicada ao contexto da estimulação precoce/essencial, sob perspectiva da ética e do campo da "Musicoterapia Psicossocial", no âmbito da promoção e prevenção específica. O projeto como um todo, atuando em duas vertentes - comunidade interna e externa, níveis primário e secundário da atenção em saúde mental, visa proporcionar aos estudantes uma experiência e o diálogo comparativo sobre a clínica ampliada, as especificidades de diferentes públicos e faixas etárias e a aplicação da atenção psicossocial como estratégia válida para qualquer contexto em que a subjetividade peça por escuta qualificada.
Estudantes da UFG de cursos de graduação e pós-graduação.
2019 - EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade, Subjetividade e Letramento Digital com Trabalhadoras/és Terceirizadas/os da UFG
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