A industria passa por uma nova revolução 4.0 e a sociedade de informação exige a formação de Engenheiro com um novo perfil. Existe dúvida se as instituições de ensino superior estão formando este novo profissional do futuro, que precisam ser empreendedores, interativos e criativos.
No Brasil, o curso de Engenharia de Produção é o segundo curso que mais forma profissionais no mercado, no entanto, assim como em outros cursos de Engenharia sua evasão ainda é muito alta. Aproximadamente 50% dos ingressantes deixam o curso (OLIVEIRA, 2018).
Diante destas questões, novas ações são tomadas no sentindo de fazer tais adequações que busquem melhor formar Engenheiros e aumentar a atratividade do curso diminuindo a evasão. Após um período de discussão, no ano passado, foi publicada Novas Diretrizes Curriculares Naciionais para os Cursos de Engenharia (BRASIL, 2019) que enfoca a substituição da avaliação por conteúdo pela avaliação por competências e que a formação do engenheiro seja holística unindo a formação técnica, humanística, social e ambiental de maneira que sejam capazes de "adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora" (BRASIL, 2019).
Assim, faz-se necessária uma discussão e avaliação de melhoes formas de implantar e revisar a implantação da avaliação por competências e das novas DCN´s da Engenharia.
23/04 - Currículo por Competência na Perspectiva da Avaliação
18/05 - Desenho do PPC de acordo com as Novas DCN´s
22/06 - Medologias Ativas aplicadas ao Ensino de Engenharia
20/07 - Visão sistêmica para o ensino de Engenharia
Docentes e técnicos
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