O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa que oferece alimentação escolar para a rede pública, sendo que a prioridade da compra pública dos produtos alimentícios é dada aos pequenos produtores rurais. Este programa existe desde 1955 com o nome de Programa de Merenda Escolar, porém somente em 2009 mudou o seu formato, o qual sua lei determina que no mínimo 30% do valor repassado para o programa seja utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Essa mudança na proposta do programa foi uma grande conquista para os pequenos agricultores, visto que iniciava um importante canal de comercialização e geração de renda. O fato é que estes agricultores possuem diversas dificuldades no que se refere aos recursos e isso acaba interferindo na qualidade dos alimentos. Por terem pouco acesso à informação e assessoria dos órgãos públicos e, em alguns casos por não possuir instrução financeira, muitos desses agricultores familiares acabam deixando de participar de programas do PNAE. Desta forma, torna-se necessário conhecer os custos para analisar a viabilidade e assim de maneira realística, o pequeno agricultor saberia efetivamente os lucros ou as perdas na eventualidade participação de um determinado edital. Para isso, este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de custos de produção e entrega de produtos agrícolas destinados ao programa PNAE. O desenvolvimento de um modelo de custeio irá auxiliar as famílias de pequenos agricultores a conhecerem efetivamente seus custos de produção, mas também irá contribuir numa produção de alimentos mais saudáveis para os alunos das escolas, já que a qualidade do produto está ligada ao processo de plantação até a sua entrega. Por se tratar de um assunto que tem um grande impacto social para a comunidade, é de extrema relevância a participação de uma família de agricultores, e para isso, este projeto terá como participação a comunidade do Assentamento Canudos para que os dados sejam reais e contribua para as demais famílias que vislumbram participar de programas do PNAE.
Discentes Bolsistas do Curso; Docentes Participantes do Projeto
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