UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Goiânia, 21 de Novembro de 2024 ( UFGNet )

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - Educação: Especial Educação: Transformadora e a Conferencia Temática das Culturas Populares e Tradicionais
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 20
Área Principal: Cultura Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS Unidades Envolvidas:
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS / UFG
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Alto Paraíso de Goiás - GO
Espaços de Realização: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 300
Url da Acão: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/12026

Resumo

A Universidade de Goiás é uma instuição atuante no fomento de projetos e atores que promovam a educação, a cultura e a preservação da memória e do patrimônio cultural do estado de Goiás, que busca constantemente se associar a iniciavas que estejam alinhadas com esses preceitos. É nesse contexto que se mostra interessada em apoiar o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

Há 23 anos, na Chapada dos Veadeiros ocorre anualmente o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, um evento que faz parte do calendário cultural anual do Estado de Goiás, e é reconhecido como patrimônio cultural imaterial goiano através da Lei Estadual 22.007/2023. A iniciava possui um público diversificado de todas as regiões do Brasil e parcipantes de outros países.

O projeto recebe espetáculos que unem música, dança e fé e traduzem a essência de povos indígenas, mestres, brincantes, careiros, violeiros, arstas e representantes de diferentes tradições da cultura brasileira, reflendo a riqueza do patrimônio cultural imaterial produzido nos interiores do Brasil. Com isso, ao longo dos anos, tornou-se referência no debate sobre as culturas populares do país, reunindo a cada edição mestres da cultura tradicional e representantes do poder público, universidades, pesquisadores e da comunidade.

Mais de 575 atrações já passaram pelos palcos do projeto, foram realizadas mais de 196 oficinas e cerca de 200 rodas de conversa, além de palestras, mostras de filmes e feiras sustentáveis. Em 2006, o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como uma das 10 melhores iniciavas para promover as culturas populares e tradicionais. Em 2015, também recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria II, por sua excelência na promoção e gestão comparlhada do patrimônio cultural. Além disso, em 2017, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, endade realizadora do Encontro, recebeu o Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros, concedido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Um dos desdobramentos do Encontro de Culturas foi a implementação na Vila de São Jorge do projeto Turma Que Faz. Trata-se de um projeto educacional que realiza um trabalho social por meio de avidades educavas, arscas, culturais, esporvas e ambientais e que ulizam a arte e o meio ambiente como linguagem sensibilizadora e realizadora. O objevo é desenvolver o capital humano nas crianças e adolescentes, a parr de experiências que promovam a autoesma, a comunicação e a expressão, a convivência familiar e comunitária, o reconhecimento do contexto em que vivem e a consciência ecológica e patrimonial, e tem a música como ferramenta principal de trabalho com os jovens da região.

Atuando diretamente no atendimento de crianças e adolescentes na comunidade da Vila de São Jorge e em Alto Paraíso, o Projeto Turma Que Faz tem construído uma trajetória de transformação da realidade das crianças e adolescentes. Suas ações trazem a criação de espaços livres de brincar, criação arsca e aprendizagem com a natureza viva e abundante do Cerrado.

Uma das caracteríscas do trabalho desenvolvido é a criação de Operetas Populares com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. A cada ano um novo espetáculo é apresentado para a comunidade da Vila de São Jorge durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Em Dezembro de 2023 será realizada a opereta “Maria Manteiga e as Ervas Mágicas”

A coordenação do Turma que Faz é da arte-educadora Doroty Marques. Portadora de uma práca pedagógica única, a arsta reconhecida como Mestra da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, acumula mais de 40 anos de um trabalho sólido que já angiu mais de 200 mil crianças e jovens e 10 mil professores nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.

A realização de uma edição especial como extensão do Encontro de Culturas em Dezembro de 2023, focada na Educação Transformadora, busca expandir suas avidades e celebrar seus 23 anos de história. As exposições aproximam o público do patrimônio cultural imaterial, enquanto as oficinas lúdicas transmitem conhecimentos tradicionais. Essa abordagem educava democraza o acesso à cultura e promove uma sociedade mais consciente, inclusiva e plural, incenvando a reflexão críca e o diálogo intercultural.

A UFG acredita que a Educação Transformadora proporciona uma transformação individual e coleva, unindo cultura, educação e cidadania para construir um futuro mais inclusivo e consciente da diversidade cultural, valorizando e preservando a autencidade de nossas tradições. As avidades propostas despertam o interesse do público diversificado, que passa a reconhecer e conhecer as culturas tradicionais e originárias do Brasil e sua importância na construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável, sintonizada com o meio ambiente e consciente da diversidade sociocultural nacional e da importância da manutenção dos modos, costumes e fazeres culturais tradicionais e populares. Divulga as raízes das células rítmicas que estão guardadas com as manifestações tradicionais brasileiras.

O projeto é um espaço que reúne grupos diversos de todas as regiões do país. Um ambiente propício para a construção de polícas públicas, abrangendo assim, o maior número possível de contribuições e visões de mundo, o que enriquece as discussões. O objevo é esmular o registro das rodas de prosa em texto, fotos e vídeos a fim de contribuir com a formulação de polícas públicas.

Como pôde ser observado, o projeto Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é considerado uma iniciava de grande importância para a preservação e fomento das culturas populares do Centro-Oeste brasileiro e a promoção do desenvolvimento sustentável e social da região da Chapada dos Veadeiros, do Nordeste Goiano e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno-RIDE.

 

Assim a Universidade Federal de Goiás pretende realizar em Dezembro de 2023 a Edição Especial do Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - “Edição Especial Educação Transformadora”, em parceria com a instuição realizadora do projeto e o Ministério da Cultura. Durante o evento será realizada também a Conferência Regional Livre das Culturas Tradicionais.

Dentro dessa perspecva, a UFG reconhece a importância do Encontro de Culturas Tradicionais como uma iniciava que promove a sociobiodiversidade, proporcionando a interação e o diálogo entre diferentes manifestações culturais. Ao valorizar e fortalecer as culturas populares, o evento contribui significavamente para o desenvolvimento sustentável e social da região da Chapada dos Veadeiros e do Nordeste Goiano, áreas de grande relevância para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Nesse sendo, a UFG busca somar esforços para que o Encontro de Culturas Tradicionais connue cumprindo sua importante missão de enriquecer o cenário cultural do Estado de Goiás, proporcionando momentos únicos de conexão entre povos indígenas, mestres, brincantes, violeiros, arstas e representantes de diferentes tradições culturais brasileiras. Juntos, universidade e evento caminharão em direção a uma sociedade mais igualitária, valorizando e preservando a diversidade sociocultural do país.

 

 


Programação

 

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma
PROGRAMAÇÃO – 13 a 17 de dezembro de 2023

13 de dezembro

9h às 12h

Roda de Prosa “O papel das políticas públicas na preservação dos patrimônios culturais imateriais”.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

14h às 16h

Roda de Prosa “Horizontes Sustentáveis: uma análise das políticas públicas para turismo e cultura no Estado de Goiás”.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

16h às 18h

Roda de Prosa “Sociobiodiversidade em foco: uma jornada criativa na economia sustentável por meio do turismo”.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

19h às 23h

Shows no Palco do Encontro:
Poliana Moraes (GO)
Volmi Batista – Show Batuques e Calangos (DF) Goiana e Mineirinha (GO)

15h às 22h – Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado

14 de dezembro

9h às 12h

Roda de Prosa “Patrimônios Culturais Imateriais de Goiás e do Brasil”. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

14h às 16h

Roda de Prosa “Turismo Cultural e de Base Comunitária na Chapada dos Veadeiros”. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

16h às 18h

Roda de Prosa "Caminhos Sustentáveis: Turismo, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento de povos indígenas e comunidades tradicionais”.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

 

19h às 23h

Palco do Encontro
Opereta Popular “Era Uma Vez”, com Doroty Marques e Turma Que Faz (GO) Tambores do Tocantins (TO)

15h às 22h – Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado

15 de dezembro

9h às 12h

Abertura Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

14h às 18h

Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

19h às 23h

Palco do Encontro Marinho (GO)
GOG (DF)
Orquestra Marafreboi (DF)

15h às 22h – Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado

16 de dezembro

9h às 12h

Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

14h às 18h

Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

19h às 23h

Palco do Encontro
Boi do Seu Teodoro (DF)
Tambor de Crioula do Seu Teodoro (DF) Sambadeiras de Roda (DF)

15h às 22h – Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado

17 de dezembro

 

9h às 12h

Encerramento Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

14h às 16h

Roda de Prosa “A experiência do Inventário Nacional da Referências Culturais (INRC) da Caçada da Rainha de Colinas do Sul”.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

16h às 18h

Roda de Prosa “Entre Tramas e Raízes: Desafios e Demandas na Preservação da Cultura e Artesanato Tradicionais de Goiás”
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

19h às 23h

Palco do Encontro Jongo Iracema (GO) Trio Buritis (GO) Martinha do Coco (DF)

15h às 22h – Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado


Público Alvo

Discentes, Serviores Docentes e Técnicos



Membros da Equipe

  EDUARDO MEIRINHOS
Categoria: DOCENTE
Função : Colaborador
  JOAO CASIMIRO KAHIL COHON
Categoria: DOCENTE
Função : Colaborador
  LUCAS VARELA CAVALCANTI
Categoria: EXTERNO
Função : Consultor

  ANA PAULA ROCHA RODRIGUES CHAVES
Categoria: EXTERNO
Função : Consultor
  NICOLAS DERETTI WOLOWSKI
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  ANDREIA CAROLINE MARIANO MENDES
Categoria: SERVIDOR
Função : Colaborador

  AMANDA PEREIRA BRÁS GONÇALVES
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  VITOR ROCHA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  FLAVIA MARIA CRUVINEL
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador

  ADRIANO ROBERTO VIEIRA DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : Integrante da Equipe
  JULIANO GEORGE BASSO
Categoria: EXTERNO
Função : Vice-coordenador


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app1.ufg.br.srv1inst1 v4.2.457 21/11/2024 06:44