A presente ação de extensão é parte do projeto com base na ética e referencial teórico da clínica da atenção psicossocial e do segmento “história dos saberes psi”, chamado “Musicoterapia no Saudavelmente”, que no contexto universitário realiza atendimentos em Musicoterapia pelo Programa Saudavelmente (PRAE). Ela visa responder diretamente à demanda dos acadêmicos do curso de Medicina da UFG, que solicitaram para si um espaço para acolhimento em saúde mental. Segundo declarações dos próprios, as exigências universitárias produzem níveis variados de sofrimento, desde quadros de estresse até sofrimento psíquico mais grave. Com isso, extensionistas do curso de Musicoterapia, com base nas proposições da Saúde Integrativa através da Musicoterapia pensadas por Suzanne Hanser, articuladas a ética da Atenção Psicossocial sugerida por Abílio Costa-Rosa transmitirão aos estudantes de Medicina formas de autocuidado em saúde mental por meio de práticas sonoro-musicais em oficinas específicas a ser realizadas na campanha “Janeiro Branco”, mês em que o país se dedica à conscientização sobre a Saúde Mental.
A ação de extensão em pauta receberá estagiários, por isso também se articulará com a disciplina “Estágio Supervisionado 2” do curso de Bacharelado em Musicoterapia. O estágio ou a prática de extensão será realizado em campo interno – a clínica de Musicoterapia da UFG, no campus Universitário. Terá como foco, a atenção psicossocial da população universitária, especificamente aos estudantes de Medicina que nos fizeram essa solicitação direta. A Coordenadora do Departamento de Políticas Estudantis e Sociais do CA Acadêmico da Faculdade de Medicina, a discente Isabela de Jesus Rodrigues, fez a solicitação de ofertas de acolhimento em saúde mental para os estudantes de medicina. Entendemos como pedido de atenção junto a sujeitos em graus variados de situação psíquica, desde o estresse mais “cotidiano” até o sofrimento mais intensificado, que encontrariam em uma oferta musicoterapêutica um espaço e lugar para formas de subjetivação.
O trabalho será organizado pela seguinte estrutura:
1. Aula preparatória para os estagiários/extensionistas e reunião de planejamento das atividades.
2. Agendamento dos encontros presenciais com os estudantes de medicina a partir do Centro Acadêmico do curso de Medicina durante o mês de Janeiro de 2023, para contemplar a campanha do “Janeiro Branco”.
3. Execução dos projetos de intervenção planejados com base na “Musicoterapia Psicossocial” e suas bases conceituais, éticas e estéticas.
4. Conclusão e teorização sobre a prática, escolhendo uma forma de transmissão da experiência.
Estudantes de Medicina da UFG
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / (62) 3521-1090 | © UFG | srv-app3.ufg.br.srv3inst1 v4.2.458 21/11/2024 09:50